segunda-feira, 27 de abril de 2009

Transportes.

Desde os primeiros tempos da sua existência que o homem reconheceu a necessidade de se deslocar entre variados lugares. A sua evolução natural ditou a necessidade de desenvolver os meios que lhe permitissem deslocar-se entre os lugares cada vez com maior rapidez. Se pensarmos na evolução de um meio de transporte terrestre, quase poderíamos pensar na revolução que se operou desde que o engenho humano criou a roda. Graças a este invento, o homem foi capaz de criar meios que lhe permitissem o acesso entre pontos muitas vezes distantes com tracção animal. Mas as distâncias muitas vezes excessivas levaram a que a mente humana não parasse por aqui.

Depois, com a Revolução Industrial, e com o aparecimento da máquina a vapor de James Watt, aplicada aos transportes, em especial ao ferroviário, permitiram esse deslocamento a velocidades jamais imaginadas pela raça humana. Ainda que sobejamente experimentada, a técnica não permitia contudo uma grande segurança no transporte, pelo que foi preciso esperar pela invenção de Rudolf Diesel, e pelos motores de explosão, para que se desse um enorme incremento no transporte rodoviário e aéreo, depois das experiências dos irmãos Montgolfiére e tantos outros. Portugal não foi uma excepção e a sua evolução natural tendeu para a evolução que já se vinha sentindo pela Europa fora. Perante a perspectiva de poder oferecer transporte a números de pessoas superior ao oferecido por carruagens, diligências ou carroças, e á medida que se foi desenvolvendo uma rede de estradas, também os transportes rodoviários de passageiros começaram a ganhar terreno, especialmente face ao seu mais directo concorrente, o comboio.

Um autocarro podia facilmente chegar a locais muitas vezes inacessíveis para qualquer comboio, e daí se foram aperfeiçoando os meios de transporte, como resultado da concorrência directa entre os meios. Se o automóvel competia com o comboio, este competia com o avião.


retirado do site : http://transportesemmovimento.com/niceoffice/mod1/?tp=temp001&fid=3.0&lg=PT

transitocomvida.urfj.br

Sem comentários: